Workshop marca início das atividades do Impacta 2017

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 13-07-2017

Workshop marca início das atividades do Impacta 2017

A busca por caminhos vencedores começou neste sábado, dia 08 de julho, para um grupo de 36 empreendedores selecionados para o ‘Impacta 2017’. Eles participaram de um workshop na sede do CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro), no Centro do Rio, para conhecer melhor o calendário e o time de consultores e mentores do programa. Nos próximos quatro meses, o grupo vai participar de diversas atividades, sempre focadas na melhoria da gestão empresarial de negócios de impacto social e ambiental.

"Neste primeiro encontro, os participantes se conheceram e trocaram experiências por meio de dinâmicas. Separados em duplas, cada empreendedor construiu o modelo de negócio do outro participante por meio da ferramenta Canvas. Foi um momento muito enriquecedor para todos: empreendedores e equipe de apoio"

contou Eduardo Melo, gestor do Impacta
Workshop

Lançado em maio deste ano, o ‘Impacta’ é o programa de aceleração de negócios de impacto social e ambiental do Sebrae/RJ. O foco é proporcionar melhorias na gestão empresarial para que esses negócios cresçam e ampliem seu impacto de forma financeiramente viável. De julho a outubro, os empreendedores selecionados receberão apoio continuado de uma equipe multidisciplinar de especialistas composta por mentores, consultores e analistas de empreendedorismo.

"Essa equipe vai auxiliar cada participante a entender o momento do seu negócio e a vencer desafios do cotidiano que envolvam temas como vendas, controles financeiros, marketing, processos, liderança, práticas sustentáveis, entre outros. O 'Impacta' vai atuar para facilitar caminhos para que os negócios avancem para uma próxima etapa de desenvolvimento"

explicou Eduardo

A metodologia usada pelo programa é nomeada ‘Caminho Empreendedor’. Ela será compartilhada com todos os participantes e mostra seis estágios da vida do empreendedor que desenvolve um negócio inovador. A equipe vai trabalhar tarefas reais para ajudar o participante a ampliar, de forma sólida, seu negócio de impacto social ou ambiental.

O empreendedor Marcus Vinícius Rosário da Silva, de Três Rios, elogiou o workshop de abertura e ressaltou como a troca de experiências entre os participantes é importante.

"Neste primeiro momento, já houve sinergia entre vários negócios e visualizamos possíveis parceiros. Minhas expectativas são muito grandes com relação ao Impacta. Preciso trabalhar o realinhamento do meu negócio e vejo o programa com uma excelente oportunidade para potencializar o impacto ambiental e social que ele promove"

revelou Marcus Vinícius

A segunda fase do ‘Impacta 2017’ segue até o dia 28 de julho. Nessa etapa, cada participante apresentará individualmente seu negócio a uma banca multidisciplinar. Após avaliação, a banca vai gerar um diagnóstico que servirá de base para as mentorias e consultorias temáticas. “No encerramento do programa, o diagnóstico será refeito e poderemos ver a evolução na maturidade do negócio”, finalizou Eduardo.

Crédito foto: Equipe Sebrae/RJ