Lab Habitação está com inscrições abertas até dia 24/09

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 13-09-2018

Lab Habitação está com inscrições abertas até dia 24/09

A Artemísia e a Gerdau lançaram mais uma edição do Artemísia Lab, dessa vez com foco em inovação e moradia. O programa de aceleração busca startups inovadoras que atuem no setor de habitação e com potencial para impactar positivamente as condições de moradia no Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da instituição até o dia 24 de setembro.

Com o apoio do Instituto Vedacit, Grupo Tigre e Eternit, o programa pretende fortalecer soluções de impacto que ajudem a tornar as moradias de milhares de brasileiros mais salubres, dignas e confortáveis. Serão selecionadas até 15 startups para uma jornada de seis semanas, que conta com workshops presenciais e webinares com foco no refinamento do modelo de negócio e impacto social das soluções.

Os negócios selecionados serão potencializados com base na metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia, pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Eles terão acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e habitação. Ao final do programa, os participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante. Três negócios que se destacarem receberão capital semente e mentorias extras.

Podem se inscrever startups em estágio inicial, já com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de teste de proposta de valor e modelo de negócio. As empresas devem atuar para solucionar problemas dentro dos seguintes temas:

- acesso à moradia de qualidade: soluções que qualifiquem a moradia da população de baixa renda, com acesso a meios de compra, venda, aluguel, troca, etc.

- acesso a microcrédito habitacional: soluções que facilitem o acesso a crédito imobiliário com taxas acessíveis, podendo também auxiliar no pagamento de reformas na moradia.

- reformas habitacionais: soluções que auxiliem a população de baixa renda a conseguir reformar suas moradias de forma acessível e desburocratizada.

- empregabilidade na construção civil: soluções que ampliem oportunidades de trabalhadores da construção civil e qualifiquem a mão-de-obra.

- gestão de condomínios de habitação popular: soluções que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas.

- água e saneamento: soluções que promovam acesso a serviços básicos de saneamento, água potável e coleta de resíduos.

- energia: soluções que visem gerar eficiência energética, consumo consciente, geração distribuída e fontes alternativas de energia.

- infraestrutura e melhoria do espaço público: soluções que promovam a qualificação dos espaços públicos no entorno de moradias populares, com propostas de lazer, atividades físicas, benfeitorias etc.

- inovação na construção civil: soluções que inovem a construção civil, gerando eficiência na produção, desenvolvimento de novos materiais e métodos produtivos, etc.

Interessados devem se inscrever no site https://www.artemisia.org.br/labhabitacao/

Foto: Freepik