Incubadora da Coppe/UFRJ abre seleção para novas empresas

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 03-05-2018

Incubadora da Coppe/UFRJ abre seleção para novas empresas

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) lançou edital para seleção de novas empresas. A chamada é voltada para startups que desenvolvam produtos ou serviços de base tecnológica com alto grau de inovação e potencial de interação com a universidade e institutos de pesquisa. O prazo para inscrições vai até o dia 25 de junho.

As empresas selecionadas terão à disposição uma sala de uso privativo, acesso à infraestrutura de uso comum como salas de reunião, auditório e copa, além de serviços de assessoria e capacitações em gestão de negócio. As propostas podem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em sociedade, e devem ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços, seja por uma empresa já existente ou a ser constituída (não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando apresentada a proposta).

As propostas serão julgadas por uma comissão de avaliação do Conselho Diretor da incubadora com base nos seguintes critérios:

  • Grau de inovação dos produtos ou serviços a serem ofertados, assim como o seu impacto modernizador na economia.
  • Potencial de interação do empreendimento com as atividades de pesquisas desenvolvidas pela UFRJ, pelos institutos de pesquisa localizados na Cidade Universitária e com outras empresas residentes na Incubadora e no Parque Tecnológico.
  • Viabilidade técnica e conteúdo tecnológico.
  • Viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
  • Capacidade gerencial e técnica dos proponentes.
  • Inserção na cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia (critério apenas para candidaturas ao prédio 3).

Durante o ano de 2017, as startups NetCommerce e Twist, agora residentes do Parque Tecnológico da UFRJ, passaram a fazer parte do time de graduadas, totalizando 68 empresas que já passaram pela Incubadora desde a sua criação, em 1994. Recentemente, seis novas companhias passaram a fazer parte do quadro de residentes. A Green Ant, USSV, Laboratório de Longevidade, Wespa, Toco e Peça Porto agora contam com toda a infraestrutura física e tecnológica da Incubadora, além de assessorias e treinamentos para viabilidade de seus negócios.

Para mais informações, confira o edital da seleção no link https://goo.gl/cBMP4u

 

Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ: a Incubadora é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisas localizados no ambiente acadêmico. A Incubadora possui, atualmente, 27 empresas residentes e 68 graduadas.

Em seus mais de 20 anos de atividade, já apoiou 92 empresas, responsáveis pela geração de mais de 1.250 postos de trabalho altamente qualificados.  A Incubadora lançou no mercado de trabalho, além de companhias bem-sucedidas, uma mão de obra altamente qualificada, com cerca de 25% de mestres e doutores a frente desses empreendimentos.