Guia prático para avaliação de negócios de impacto social

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 26-07-2018

Guia prático para avaliação de negócios de impacto social

Os negócios sociais são uma tendência mundial que vem crescendo ano a ano. Um dos reflexos desse aumento é que, cada vez mais, investidores buscam negócios confiáveis para apoiar. No entanto, o setor carecia de uma forma efetiva de se medir o real impacto dos negócios, a viabilidade de suas propostas e a sua capacidade de solucionar os desafios enfrentados pela sociedade. Então, com o objetivo de facilitar este processo de autoavaliação, a Artemisia, junto com a Agenda Brasil do Futuro e a Move Social, lançaram o ‘Guia prático de avaliação para Negócios de Impacto Social’.

O material é gratuito e, de acordo com os organizadores, foi elaborado com base na constatação de que avaliação é um instrumento imprescindível para melhorar o modelo de negócio, atestar o impacto causado pelo empreendimento e, consequentemente, atrair mais recursos e investidores. O guia traz também resoluções para questões práticas, como os principais conceitos em avaliação de impacto, os motivos e o melhor momento para se avaliar uma empresa, como criar uma cultura de avaliação em um empreendimento ou iniciativa social, etc.

De acordo com o material, uma avaliação é produzida em sete passos simples, divididos em dois capítulos. Eles vão da análise de contexto e stakeholders do negócio, passando por etapas como a formulação de perguntas avaliativas e eleição do modelo de investigação, para chegar finalmente na análise de informações. Os organizadores acreditam que a avaliação é, em sua essência, um trabalho investigativo. Para eles, sua definição é a seguinte:

“Avaliação é a investigação de uma ação com base em um exercício metodológico rigoroso, capaz de produzir julgamento de mérito (efeitos) e de relevância (utilidade, aderência, viabilidade, eficiência, qualidade) desta ação com base em critérios consistentes e válidos para os stakeholders.”

O guia é dividido em cinco capítulos e, além de expor casos reais, tem links para aprofundamento, vídeos, websites, dicas de leitura e listas de exercícios. Os ensinamentos e dicas presentes na publicação podem ser adaptados à realidade de quaisquer negócios de impacto em qualquer estágio de desenvolvimento ou área de atuação.

O material pode ser obtido mediante preenchimento de um breve formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWp7j09QXwB-aHOmMxPxmJqGKAPPrYLFDrcS4fSpM7tpdO1A/viewform