‘Guia Prático de Avaliação Para Negócios de Impacto Social’ pode ser baixado gratuitamente

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 21-12-2017

‘Guia Prático de Avaliação Para Negócios de Impacto Social’ pode ser baixado gratuitamente

Você não dirigiria o seu carro sem o painel de controle, não é? Da mesma forma, você não deve conduzir seu programa ou negócio social sem entender se as suas ações estão melhorando a vida do seu público alvo. Por isso se fala cada dia mais sobre ‘Avaliação de Impacto’. Essa avaliação não visa apenas saber quantas cestas básicas ou livros foram distribuídos, ou quantos pacientes atendidos. E sim medir o quanto recuou o analfabetismo e a fome, o quanto a saúde da população melhorou, e se essas mudanças ocorreram devido ao trabalho realizado ou por outros fatores.

Pensando nisso, a aceleradora Artemisia lançou, em novembro, em parceria com a Agenda Brasil do Futuro e a Move Social o ‘Guia Prático de Avaliação Para Negócios de Impacto Social’. O material, apresentado durante a Semana Global de Empreendedores (SGE), foi criado para auxiliar empreendedores de negócios sociais de setores como saúde, educação, serviços financeiros e habitação. O guia pode ser baixado gratuitamente na internet, no link https://goo.gl/9jkiZd

 

“Quais são os principais conceitos em avaliação de impacto social? Por que e quando faz sentido avaliar? Como criar uma cultura de avaliação em uma iniciativa/empreendimento social? Avaliação interna ou avaliação externa; como saber? Como devo me preparar para conduzir uma avaliação? Por onde começo? Quais instrumentos podem ser aplicados “dentro de casa”? Quais são e como podem ser comparadas as diferentes metodologias e métricas de avaliação? Como fazer a escolha certa? Quais armadilhas evitar?”. Dividido em cinco temas, o guia promete responder estas e outras perguntas, trazendo exemplos práticos, roteiros de exercícios, dicas de leituras e links para quem quer se aperfeiçoar e aprofundar.

As cinco unidades abordadas são:

  1. Por que avaliar?
  2. Preparando o terreno
  3. Sete passos para desenhar uma avaliação (passos de 1 a 4)
  4. Sete passos para desenhar uma avaliação (passos de 5 a 7)
  5. Aprendizagem, decisão e comunicação.

A cartilha, de aproximadamente 65 páginas, visa facilitar a compreensão do tema por parte do empreendedor social, pois tem uma linguagem clara e objetiva, sem perder a profundidade de temas essenciais para o processo de avaliação. O guia traz cinco concepções importante de impacto:

  • O termo impacto não deveria ser usado para definir qualquer tipo de resultado que configure mudança em um certo público, o que costuma ser compreendido como Outcome.
  • Impactos são Ultimate ou Long Term Outcomes, enquanto resultados são Short Term ou Intermediary Outcomes.
  • Os impactos podem ser vistos como os efeitos finais ou mudanças desejadas em última instância por uma iniciativa/empreendimento, como resultados superiores, como pontos de chegada desafiadores, distantes e influenciados por muitos fatores.
  • O impacto é sempre algo para o qual a iniciativa/empreendimento colabora e quase nunca algo que ela consegue de fato realizar sozinha. A governabilidade sobre os impactos é parcial.
  • Os resultados configuram-se como os efeitos pelos quais a iniciativa/empreendimento responde com maior governabilidade.

 

Temas como motivação, aprendizado, comunicação, formas de registro, monitoramento, comunicação, transparência e desenvolvimento institucional são refletidos também ao longo da publicação.