Artemisia lança programa de aceleração com foco em saúde pública

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 16-08-2018

Artemisia lança programa de aceleração com foco em saúde pública

A Artemisia e o Instituto Sabin lançaram a segunda edição do Artemisia Lab, dessa vez voltado para a área da saúde pública. O programa de aceleração gratuito tem como objetivo fortalecer startups com soluções inovadoras que possam apoiar a resolução dos principais desafios da saúde pública, com potencial de impactar positivamente a população de baixa renda.

De acordo com informações obtidas no portal, as startups selecionadas serão potencializadas com base na metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia - pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Elas terão acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e saúde.

Ao final do programa, que vai durar seis semanas, os participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante.

Podem se inscrever startups em estágio inicial, já com protótipo ou produto/serviço desenvolvido (em fase de teste de proposta de valor e modelo de negócio). As empresas devem atuar para solucionar problemas dentro dos seguintes temas:

  • Comunicação entre pacientes e serviços de saúde: soluções para triagem, agendamento de consultas e exames, lembretes, acesso à informação, resposta às dúvidas etc.
  • Acesso a medicamentos: soluções que apoiem a gestão de demanda, estocagem, distribuição de medicamentos etc.
  • Acompanhamento de grupos de risco: soluções focadas em pacientes de doenças crônicas, idosos e outros grupos vulneráveis, como gestantes, crianças etc.
  • Qualificação de profissionais na saúde: cursos, treinamentos ou formações, presenciais ou à distância, que apoiem a qualificação de profissionais de saúde e gestores públicos.
  • Uso de dados e integração dos sistemas: soluções que integrem diferentes sistemas utilizados no setor público e/ou melhorem a análise de dados gerados.
  • Utilização de recursos públicos: soluções que apoiem a gestão e tragam eficiência e transparência na aplicação de recursos na área da saúde.
  • Prevenção e promoção da saúde: soluções focadas nos agentes comunitários de saúde para atendimentos básicos, e/ou que apoiem medidas de prevenção de epidemias por alertas, campanhas de vacinação etc.
  • Inovação e tecnologia na área da saúde: soluções tecnológicas que tragam melhorias e agilidade aos serviços de saúde, como exames de imagem, prescrição médica digital etc.

As inscrições gratuitas seguem abertas até o dia 10 de setembro, no site http://artemisia.org.br/labsaude/.