5 dicas para se destacar nas inscrições para programas de aceleração

Criado por Juliana Oliveira   |  Publicado em 06-09-2018

5 dicas para se destacar nas inscrições para programas de aceleração

Programas de aceleração, geralmente, recebem centenas de inscrições de interessados. Todos os applications precisam ser analisados cuidadosamente pela aceleradora e muitos negócios acabam sendo recusados graças a erros comuns, que poderiam ser facilmente evitados. Pensando nisso, a Artemísia, organização de fomento sem fins lucrativos, que, desde 2004, realiza esta análise para seus programas, preparou um pequeno guia para compartilhar com empreendedores o que considera importante na hora de selecionar negócios.

A organização listou cinco dicas que podem ajudar empreendedores a preencherem um bom formulário de inscrição e aumentar suas chances.

  1. Seja claro

De acordo com o artigo publicado no site da Artemísia, é necessário expressar suas ideias de maneira clara e objetiva. É importante que você consiga mostrar quem é você e o que você está fazendo de forma clara. Uma dica é ler sua resposta para uma pessoa que não conhece seu trabalho e checar se ela entendeu o que você quis dizer.

Uma das primeiras coisas que os avaliadores fazem é entender o que sua empresa está fazendo ou quer fazer. Por isso, não utilize um discurso pronto, com jargões de marketing ou frases vagas do tipo “iremos transformar o modo como o homem trabalha com tecnologia” ou “iremos transformar o jeito das pessoas serem atendidas”. Tente oferecer informações baseadas em fatos reais, de forma pragmática, na essência do que seu produto ou serviço vai realmente oferecer.

 

  1. Relacione o problema à sua solução

Na descrição do problema da sociedade que seu produto/serviço propõe resolver, seja específico(a). Não foque apenas em mostrar o tamanho do problema, lembre-se também de mostrar o impacto no indivíduo, na vida das pessoas e/ou de seus usuários.

Forneça informações e argumentos que realmente dialoguem com sua solução. Segundo a publicação, não adianta trazer embasamento de uma problemática que não dialoga diretamente com a solução que você propõe. Essas informações têm que ser pareadas. E se você embasar suas respostas com dados, lembre de citar as fontes dessa informação.

  1. Seja específico

É muito comum os(as) candidatos(as) utilizarem frases genéricas para mostrar todo o potencial de sua solução. No entanto, a Artemísia percebe que nas inscrições ou até mesmo em apresentações dos(as) empreendedores(as), discursos ou falas muito amplas e genéricas fazem a audiência perder o interesse muito facilmente.

Para que os avaliadores entendam melhor todos os aspectos do seu negócio, seja específico(a). Você pode mostrar todo o potencial e impacto da sua solução no futuro, mas cuidado para não parecer muito ingênuo(a).

 

  1. Mostre quem você é

De acordo com a organização, um ponto importante no processo de avaliação é entender melhor quem são as pessoas envolvidas na empresa e seu comprometimento. Se tiver algo interessante sobre sua história de vida, o guia sugere contar.

Para os avaliadores, é muito importante uma equipe consistente, que mostre que tem as competências e a paixão para executar o que está sendo proposto. Lembre-se: mais importante do que uma boa ideia é um ótimo time. Muitos investidores dizem que “mais vale uma ideia B num time A, do que uma ideia A num time B”.

 

  1. Seja verdadeiro

Para finalizar, a Artemísia reforça que honestidade na hora da inscrição é a melhor opção. Se ao longo da inscrição tiver algo que você não saiba, não se preocupe! É preferível dizer que você não sabe, que inventar ou desistir de participar do processo seletivo. A organização destaca que está em busca de pessoas transparentes e autênticas. Não existe resposta certa, existe a resposta que melhor apresente você e o que você está fazendo.

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